Escola pública em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio, é referência internacional em sustentabilidade

foto: EBTE

O Colégio Erich Water Heine foi o primeiro a ganha o selo oficial de sustentabilidade pela organização Green Building Council. O projeto ganhou vários projetos que não se restringem apenas a ambiente escolar. Os alunos percorrem a vizinhança para a coleta de óleo usado, que servirá para a produção de material de limpeza. Outros projetos de destaque são o telhado verde, compostagem, a geração de energia eficiente e captura de água da chuva. Com isso, até agora, foi registrado uma economia energética de 80% e 50% de redução do consumo de água.


Todos os alunos demonstram interesse pelos programas, participando de todos projetos que a escola oferece. Além disso, contam com um curso técnico em Administração que lhes garantiu uma posição de segunda melhor média de rendimento escolar do estado. Para o professor de educação física, Antenor José Correa, a escola representa uma esperança para mudar o modelo educacional de hoje

-A importância é os alunos terem uma visão sobre sustentabilidade. Começam a cuidar de cada muda e boldo aqui do nosso telhado. Através da conscientização, eles começam a perceber a importância da sustentabilidade. Não só dentro do espaço escolar, mas no dia a dia. 

Apesar da crise do estado, os professores tentam não se envolver em greves que possam comprometer os investimentos no colégio. Por ser estadual, a estrutura precisa de respaldo do governo para se manter. Antenor reforça que em situações como essa, apesar de o descompromisso do poder público, a escola se esforça para se manter: 

-Fazemos uma mobilização com os alunos com a diminuição da verba tivemos alguns impactos em relação a projetos de alguns professores. Mas sabe como professor é um lutador, professor é um guerreiro e cada dia é plantar uma sementinha e s alunos multiplicam um olhar diferente sobre a educação e fazer acontecer a sustentabilidade no nosso espaço,

Mas estudar lá não é fácil: é preciso passar por um criterioso processo seletivo.

Comentários

  1. Muito bacana esse tipo de proposta, principalmente quando em contato com os jovens, que com certeza tem mais cabeça para mudar o mundo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, que irado! Queria ver esse tipo de proposta em outras escolas né??? Amei o texto!! Muito bem escrito!!!

    ResponderExcluir
  3. Seria ótimo se todas fossem assim!

    Adorei o texto!

    Acho que vale a pena o processo seletivo hahaha

    ResponderExcluir
  4. Que incrível! Iniciativas assim são imprescindíveis para um futuro sustentável

    ResponderExcluir
  5. Que maravilhoso, precisamos estimular as crianças a se interessar por sustentabilidade porque está cada vez mais difícil cuidar do nosso planeta!

    ResponderExcluir
  6. ha tempo de percebermos que esse modelo nao deve ser a excessao

    ResponderExcluir
  7. Que ideia genial! Fica a dica para as escolas que querem publicidade... olha que matéria linda de ver na internet (opa e não é sobre quantidade de alunos aprovados no enem). Muito legal!

    ResponderExcluir
  8. Chega a ser emocionante ver um colegio publico no Rio dar tao certo assim...

    ResponderExcluir
  9. Quero essa reportagem na minha mão logo !

    ResponderExcluir
  10. Esse é o Brasil que eu quero,por mais escolas assim! Que essa escola seja a primeira de muitas,que os nossos governantes venham ter essa visão de país e que verbas venham ser liberadas para esses fins!

    ResponderExcluir
  11. Que incrível!!! quem dera que todas as escolas fossem assim...

    ResponderExcluir
  12. Essa escola é um exemplo a ser seguido, o engajamento dos alunos é inspirador!!

    ResponderExcluir
  13. como é bom ler isso!! ainda ha esperança!!!

    ResponderExcluir
  14. uau, titulo internacional!!! zona oeste se fazendo presente, muito bomm

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Por mais escolas públicas assim no nosso Rio de Janeiro!! 🙌🏻

    ResponderExcluir

Postar um comentário